segunda-feira, 29 abril, 2024
Home2024ALERTA DE GOLPE – Não faça pagamentos para receber valores decorrentes de...

ALERTA DE GOLPE – Não faça pagamentos para receber valores decorrentes de ações

Por: SINAIT

O SINAIT reforça o alerta a seus filiados sobre golpes que visam extorquir dinheiro com a justificativa de liberar pagamentos de valores decorrentes de ações judiciais. Uma filiada aposentada relatou ter recebido notificação de suposto escritório de advocacia sobre valores a receber relativos a precatórios. Mas, como de praxe nesses golpes, ela teria que fazer pagamento antecipado por meio de TED, TRANSFERÊNCIA ou PIX, a fim de receber os valores da suposta causa.

Em alguns casos, os filiados receberam mensagens por meio do telefone (41) 3342-4004 e (41) 9.9204-7529. Este número não pertence ao escritório de advocacia, que já abriu uma ficha crime na polícia. 

Esse método de golpe é antigo, mas ainda tem feito vítimas, motivo pelo qual o SINAIT reitera aos Auditores-Fiscais que tenham o maior cuidado com esse tipo de comunicação que pode ser por carta, por telefone, por aplicativos de mensagens.

É fundamental ter em mente que ninguém tem que pagar nada antecipadamente para receber valores de ações na justiça. Nos casos de ações judiciais a serem recebidas, o regime de apuração é no exercício seguinte, e os impostos serão pagos juntos com a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Desconfie também se você não está fazendo parte de nenhum processo judicial.

E lembre-se sempre: não faça depósitos, não forneça dados pessoais, não faça ligações para nenhum número fornecido numa situação semelhante a essa. Caso receba uma correspondência nesses termos, ou ligação, ou mensagem por aplicativo, fale imediatamente com a assessoria jurídica do Sindicato pelo e-mail juridico@sinait.org.br, ou procure a polícia.​

RELATED ARTICLES

Mais Vistos