Com Fonacate e Fonasefe, Sinait participa de mobilização por recomposição salarial emergencial de 19,99%

0
497

Por Dâmares Vaz/Edição: Andrea Bochi

O diretor do Sindicato Marco Aurélio Gonsalves participou nesta terça-feira, 31 de maio, da mobilização conjunta dos servidores por recomposição salarial emergencial de 19,99% e em defesa do serviço público, em Brasília. A ação foi organizada pelas entidades sindicais – entre elas o Sinait – que integram o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), além da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados, e é uma das atividades da Campanha Salarial Unificada 2022.

A mobilização começou às 9 horas, com concentração no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios. Os servidores então seguiram até o Ministério da Economia e depois à Praça dos Três Poderes.

À tarde, às 14 horas, ocorreu um ato público – com audiência pública – no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Com capacidade para 300 pessoas, o espaço ficou lotado. No ato, dirigentes de entidades de servidores e parlamentares registraram que está próximo o fim do prazo que o Executivo tem para encaminhar ao Congresso Nacional os projetos de lei do reajuste para o funcionalismo. Qualquer matéria com essa finalidade ainda tem que ser aprovada pelo Legislativo até julho.

Em pronunciamento no evento, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, afirmou que, pelo prazo apertado para o envio dos projetos de lei, o conjunto dos servidores precisa reforçar a mobilização. “Estamos na reta final da campanha salarial dos servidores e o governo precisa encaminhar, até o início da semana que vem, os projetos de lei de reajuste. Pressão total precisa ser feita agora, com mobilização das bases. O País nunca precisou tanto do serviço público para enfrentar a crise sanitária, social e econômica trazida pela pandemia, e mesmo assim o serviço público e os servidores não têm sido valorizados”, lamentou.

O ato público pode ser assistido aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here