sábado, 20 abril, 2024
Home2021Definido relator da PEC da Reforma Administrativa na Câmara; envie AQUI mensagem...

Definido relator da PEC da Reforma Administrativa na Câmara; envie AQUI mensagem para deputados

Por Solange Nunes/Edição: Nilza Murari

O deputado federal Darci de Matos (PSD-SC) será o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32-2020, reforma administrativa, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados. A Comissão é responsável por analisar a admissibilidade da proposta. A definição ocorreu nesta segunda-feira, dia 15 de março.

Nesta terça-feira, o relator já antecipou o voto dele pela admissibilidade da proposta. O deputado Darci de Matos pediu à Mesa da CCJC, nesta quarta-feira, dia 17 de março, que paute os requerimentos solicitando audiências públicas para debater a PEC 32, iniciando pelo setor produtivo.

A presidente da Comissão, deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), informou que realizará no dia 22 de março uma audiência pública para debater a matéria. Informou que no dia 30 de março o relator Darci de Matos apresentará seu parecer. Caso não haja, durante a sessão, pedido de vista, a matéria ficará apta a ser votada no dia 1º de abril.

Serviço público

A PEC 32 é um dos projetos mais importantes atualmente em tramitação no Congresso Nacional e preocupa os servidores públicos porque altera disposições sobre servidores, empregados públicos e a organização administrativa. Trata de novas formas de contratação para o serviço público, como, por exemplo, vínculo de experiência, como etapa de concurso público, vínculo por prazo determinado, cargo com vínculo por prazo indeterminado, entre outras contratações, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional.

Na análise das entidades que representam os servidores públicos, são vínculos que precarizam as contratações, ferem os direitos dos servidores públicos, prejudicam a prestação de serviços ao cidadão e comprometem o funcionamento dos órgãos públicos.

Para o presidente do SINAIT, Bob Machado, a proposta deve ser rechaçada. As medidas são ruins para os servidores atuais e futuros, para os aposentados e para os cidadãos. Caso seja aprovado sem modificações, será a destruição do serviço público.

“A narrativa vendida pelo governo que a PEC 32 afetará apenas os novos servidores é falaciosa. A reforma administrativa acaba, na prática, com a possibilidade de o servidor ter uma progressão justa na carreira, permite ao chefe do Executivo realocar e mesmo demitir servidores por critérios arbitrários, sem a necessidade de autorização por lei, e cria uma avaliação de desempenho que será baseada em metas desproporcionais ou inatingíveis, como as que existem hoje para os Auditores-Fiscais do Trabalho, que desconsideram o déficit de quase 45% no quadro da carreira”, declarou o presidente.

Bob Machado enfatiza que a união dos servidores nas três esferas – federal, estadual e municipal – contra a reforma administrativa, é fundamental. “Precisamos começar a pressionar desde já pela construção de um texto justo para os servidores públicos, entre eles os Auditores-Fiscais do Trabalho, e para os trabalhadores brasileiros”.

Nesta ação integrada das categorias, reafirmou o presidente, “é preciso expor as narrativas que podem prejudicar os servidores e os serviços públicos, em Brasília e nos Estados, por meio das redes sociais dos parlamentares que integram a CCJC, comentar sobre o tema nos posts dos deputados federais, enviar e-mails, entre outras ações”.

Veja aqui, a composição da CCJC, entre em contato e participe do movimento em prol do serviço público gratuito e de qualidade.

 

Confira os contatos dos deputados que compõem a Presidência da CCJ:

Presidente BIA KICIS (PSL-DF) – dep.biakicis@camara.leg.br /

WhatsApp: (61) 99970-0961

Twitter: https://twitter.com/biakicis /

Facebook: https://pt-br.facebook.com/biakicisoficial/

Instagram: https://www.instagram.com/biakicis/?hl=pt-br

 

1º Vice-Presidente MARCOS PEREIRA (REPUBLICANOS-SP) – dep.marcospereira@camara.leg.br / WhatsApp: (61) 99252-6920

Twitter: https://twitter.com/marcospereira04

Facebook: https://www.facebook.com/marcospereira1010/

 

2º Vice-Presidente DARCI DE MATOS (PSD-SC) –  dep.darcidematos@camara.leg.br

WhatsApp: (47) 99601-3648

Twitter: https://twitter.com/depdarcidematos/

Facebook: https://www.facebook.com/Depdarcidematos

Instagram: https://www.instagram.com/Depdarcidematos/

 

3º Vice-Presidente LUCAS VERGILIO (SOLIDARIEDADE-GO) – dep.lucasvergilio@camara.leg.br

WhatsApp: (62) 99842-3344

Twitter: https://twitter.com/LucasVergilioGO

Facebook: https://www.facebook.com/deplucasvergilio

Instagram: https://www.instagram.com/deplucasvergilio/

 

Para enviar mensagens aos membros titulares e suplentes da CCJC acesse a lista de Redes Sociais e a lista de contatos de e-mails e WhatsApp.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos