sexta-feira, 29 março, 2024
Home2021RELEMBRANDO (29-07-2020): Detrae produz em vídeo cordel escrito a pedido do Sinait,...

RELEMBRANDO (29-07-2020): Detrae produz em vídeo cordel escrito a pedido do Sinait, em referência aos 25 anos do Grupo Móvel

Por Solange Nunes/Edição: Nilza Murari

A Divisão de Erradicação do Trabalho Escravo – Detrae divulga mais um vídeo comemorativo aos 25 anos do Grupo Especial de Fiscalização Móvel – GEFM, veiculado no canal do YouTube da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho – Enit. O cordelista pernambucano Allan Sales canta em versos e rimas a luta e a exploração de trabalhadores que foram resgatados por Auditores-Fiscais do Grupo Móvel. O vídeo integra a “Série dos 25 anos do GEFM”, que completou 25 anos de atuação em prol da proteção dos trabalhadores brasileiros no dia 15 de maio.

O cordel Fomos nós mão redentora nestes 25 anos! foi escrito originalmente a pedido do SINAIT e foi divulgado no dia 15 de maio, no site da entidade – relembre aqui. Foi uma maneira de homenagear os Auditores-Fiscais do Trabalho que, ao longo de um quarto de século, dedicaram-se às fiscalizações de combate ao trabalho escravo integrando equipes do Grupo Móvel.

De acordo com o cordelista Allan Sales, foi uma experiência gratificante. “Sou grato pela honra de ser parte dessa luta com minha arte”. Sobre o vídeo, a interação da imagem e da poesia: “Eita coisa bacana. Ficou legal demais, as imagens ilustrando o texto”.

A obra de Allan Sales é mais um registro dentro da “Série 25 anos do GEFM”, em que Auditores-Fiscais do Trabalho dão depoimentos sobre suas participações nesta luta. Os vídeos são produzidos por meio de uma parceria da Detrae e da Enit, ambos no âmbito da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT. Além disso, têm o apoio do Escritório das Nações Unidas contra Crimes e Drogas – UNODC e da TRACK4TIP.

Veja aqui a poesia do cordelista Allan Sales.

Acesse aqui playlist dos vídeos que integram a “Série 25 anos do GEFM”.​

RELATED ARTICLES

Mais Vistos