sexta-feira, 19 abril, 2024
Home2022Eleitor pode tirar dúvidas sobre as eleições pelo WhatsApp, em serviço oferecido...

Eleitor pode tirar dúvidas sobre as eleições pelo WhatsApp, em serviço oferecido pelo TSE

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relançou no início de setembro o “Fato ou Boato”, serviço que busca reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral. O assistente virtual do TSE existe desde 2020, criado por meio de parceria pioneira no mundo feita com o WhatsApp e renovada em 2022.

Para usar o tira-dúvidas do TSE, basta enviar um “oi” para o número +55 61 9637-1078 no WhatsApp. Depois, envie o assunto ou o link relacionado ao processo eleitoral para a realização da pesquisa. A inteligência artificial faz a busca e traz conteúdos que foram verificados por agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral, como Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Estadão Verifica.

Se o conteúdo pesquisado não tem correspondência com alguma informação verificada, ela é encaminhada para o grupo de checadores de fatos e o eleitor cadastrado recebe notificação de quando o conteúdo estiver disponível.

O canal, desenvolvido gratuitamente pela empresa Infobip, tem mais de meio milhão de pessoas inscritas.

Parceria com a Câmara

Nessas eleições, a Câmara dos Deputados e o TSE também firmaram parceria para combater as notícias falsas e adotar medidas para desestimular e denunciar condutas ilegais em campanhas, como o envio em massa de mensagens de propaganda política que violam a legislação.

A parceria também prevê a defesa da integridade do processo eleitoral e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação e a difusão de conteúdos oficiais do TSE.

Comprove

Além disso, desde setembro de 2019, a Câmara mantém uma ferramenta de checagem dos fatos relacionados à atividade parlamentar chamada Comprove, também usada pelo WhatsApp. É a primeira checadora de fatos do legislativo brasileiro e uma das primeiras do mundo. Pelo número de WhatsApp +55 (61) 99660-2003 o cidadão pode tirar dúvidas sobre conteúdos que recebeu nas redes sociais ou divulgados na internet.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos