quinta-feira, 18 abril, 2024
Home2019Juntas Impactamos – Auditora-Fiscal participa de calendário que valoriza trabalho de mulheres...

Juntas Impactamos – Auditora-Fiscal participa de calendário que valoriza trabalho de mulheres na garantia de direitos

Nilza Murari (Sinait Nacional)

A Auditora-Fiscal do Trabalho Lívia Ferreira, de São Paulo, é uma das 33 mulheres que foram escolhidas para compor um calendário muito especial. O projeto “Juntas Impactamos, lançado na última segunda-feira, 28 de janeiro, tem o objetivo de mostrar mulheres que trabalham para garantir os direitos humanos, sociais e trabalhistas de outras pessoas. Dentre os idealizadores estão o extinto Ministério do Trabalho, os Ministérios Público Federal e do Trabalho, Defensoria Pública da União, Missão Paz, entre outros.

No perfil do Instagram a campanha explica a escolha do nome “Juntas Impactamos”. A palavra “Juntas” é um adjetivo forte! Aqui, a escolha foi motivada pelo sentido da cooperação e pelo comprovado poder de transformação social através da experiência do conviver. A palavra “Impactamos” quer emprestar da expressão “impacto social” a motivação para que aprimoremos as ações que buscam mudar realidades de desigualdade social, econômica e política no Brasil. A palavra destaca o quanto podemos, através do trabalho profissional entre poder público e sociedade civil organizada, gerar as mudanças que desejamos.

Lívia Ferreira ilustra o mês de janeiro no calendário. A escolha não é aleatória para ela, assim como não é para todas as mulheres que simbolizam os outros meses do ano. Janeiro é o me que tem o dia 28 como Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho e Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Escravo. As datas foram instituídas em homenagem aos Auditores-Fiscais e ao motorista assassinados em 2004, na Chacina de Unaí – Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage, Nelson José da Silva e Ailton Pereira de Oliveira. Não por acaso, a data escolhida para o lançamento foi justamente o dia 28.

Ao lado de Lívia Ferreira estão outras 32 mulheres que fazem a diferença. Como a vereadora Patrícia Bezerra, a defensora pública Fabiana Galera Severo, a juíza do Trabalho Eliana Nogueira, procuradoras do Trabalho e procuradoras federais, diversas mulheres do Missão Paz, do Centro de Apoio ao Migrante e Pastoral Migrante, entre outras.

As fotos foram produzidas pelo fotógrafo Chico Max. Desde 2015 ele se envolveu com o projeto Missão Paz, que acolhe imigrantes em São Paulo. Seu trabalho gerou a exposição “Somos Todos Imigrantes”. Para chegar a esse projeto do “Juntas Impactamos” o ponto de partida foi um outro projeto dele, o “Costurando Dignidade”, que retratou  histórias e imagens de mulheres reais que já haviam sofrido com a exploração do trabalho, com a discriminação e com a violência. A visão sobre o trabalho das mulheres que estão do outro lado, para evitar que isso ocorra, pareceu ser mais uma chance de mobilização. Mais do que uma simples produção de imagens, textos e escolha das datas, o projeto tem um pedaço da vida de cada uma das mulheres que estão juntas nesse movimento. O projeto, além do calendário impresso e virtual, conta com página no Facebook – https://www.facebook.com/togetherimpact/ e perfil no Instagram – @juntas_impactamos. Além disso, estão disponíveis vídeos com depoimentos de Lívia no Youtube. São cinco pequenos vídeos em que ela fala do cotidiano da mulher na fiscalização de combate ao trabalho escravo.

Juntas Impactamos – Depoimento 1 de Lívia Ferreira

Juntas Impactamos – Depoimento 2 de Lívia Ferreira

Juntas Impactamos – Depoimento 3 de Lívia Ferreira

Juntas Impactamos – Depoimento 4 de Lívia Ferreira

Juntas Impactamos – Depoimento 5 de Lívia Ferreira

Confira aqui matéria do jornal Folha de São Paulo sobre o Juntas Impactamos.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos