quinta-feira, 18 abril, 2024
Home2022Renato Bignami participa do Congresso do Sindicato de Inspectores de Trabajo Y...

Renato Bignami participa do Congresso do Sindicato de Inspectores de Trabajo Y Seguridade Social, na Espanha

Por Solange Nunes/Edição: Andrea Bochi

O diretor do Sinait Renato Bignami participou, nos dias 6 e 7 de outubro, do IV Congresso do Sindicato de Inspectores de Trabajo Y Seguridade Social, em Cuenca, na Espanha. Na ocasião, integrou o painel “Futuro do Trabalho: as novas formas de emprego: experiências internacionais da Inspeção do Trabalho”.

De acordo com Renato Bignami, foi um evento muito esperado, primeiro realizado em formato presencial, depois da pandemia. “Havia uma grande expectativa. Foi um encontro marcante e foram apresentados muitos temas de interesse da Inspeção do Trabalho Espanhola”.

Para Bignami, no painel internacional, “mostramos os desafios de cada uma das inspeções, o qual representei o Sinait; um colega da Itália, representando os inspetores italianos; um colega da LALI – Inspetores Internacionais -, e Sérgio Voltolini, representando a Confederação Iberoamericana de Inspetores do Trabalho (CIIT) – que o Sindicato integra”.

Ao final do painel, o Filme Pureza, apoiado pelo Sinait, foi exibido mostrando as nuances e os desafios enfrentados pela Inspeção do Trabalho no Brasil para identificar e lutar contra o trabalho escravo no país.

Durante os dois dias de congresso também foram debatidos, transformações nas relações de trabalho e o futuro da lei trabalhista; a fuga do direito do trabalho: a extensão do falso trabalho autônomo e os fenômenos da terceirização e descentralização produtiva; garantias no uso de algoritmos e processos automatizados na Fiscalização do Trabalho e da Seguridade Social, entre outros temas.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos