quinta-feira, 28 março, 2024
Home2022Alerta de golpe: ao receber comunicados sobre causas a receber, nunca faça...

Alerta de golpe: ao receber comunicados sobre causas a receber, nunca faça pagamentos antecipados ou forneça dados

Por Dâmares Vaz/Edição: Andrea Bochi

O Sinait reforça o alerta a seus filiados sobre golpes que visam à extorsão de dinheiro mediante fraude. Uma filiada aposentada relatou ter recebido notificação de suposto escritório de advocacia sobre valores a receber relativos à restituição de contribuições previdenciárias antigas. Mas, como de praxe nesses golpes, ela teria que fornecer dados bancários aos golpistas. Também é comum que os criminosos peçam à vítima para depositar dinheiro antecipadamente para a empresa de fachada a fim de perceber os valores da suposta causa.

Esse método de golpe é antigo, mas ainda tem feito vítimas, motivo pelo qual o Sinait reitera aos Auditores-Fiscais que tenham máxima atenção a esse tipo de comunicação, que pode ser por carta, por telefone, por aplicativos de mensagens.

É fundamental ter em mente que ninguém tem que pagar nada antecipadamente para receber valores de causas na justiça. Nos casos de ações judiciais a serem recebidas, o regime de apuração é no exercício seguinte, e os impostos serão pagos juntos com a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Desconfie também se você não está fazendo parte de nenhum processo judicial.

E lembre-se sempre: não faça depósitos, não forneça dados pessoais, não faça ligações para nenhum tipo de número fornecido numa situação dessa. Se receber uma correspondência como essa, ou ligação, ou mensagem por aplicativo, fale imediatamente com a assessoria jurídica do Sindicato pelo e-mail juridico@sinait.org.br, ou procure a polícia.​

RELATED ARTICLES

Mais Vistos