quinta-feira, 25 abril, 2024
Home2022Em painel no 38º Enafit, Aida Becker trata dos desafios da Comissão...

Em painel no 38º Enafit, Aida Becker trata dos desafios da Comissão Técnica Covid-19 criada pelo Sinait

Por Solange Nunes/Edição: Andrea Bochi

A Auditora-Fiscal do Trabalho Aida Cristina Becker participará do painel “Atuação da Comissão Técnica do Sinait na pandemia de Covid”, no dia 23 de novembro, das 16h às 17h, no auditório do Beach Class Convention By Hôm, em Boa Viagem, Recife (PE). O debate faz parte da programação técnica do 38º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit) que ocorrerá de 20 a 25 de novembro, na capital pernambucana.

O painel busca elucidar dúvidas, ações e proposições desenvolvidas pelo Sindicato Nacional que, em março de 2020, em função do advento da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, criou a Comissão Técnica – Covid-19/Sinait. O objetivo foi o de viabilizar, fomentar e ampliar a elaboração de recomendações de cunho técnico, em razão das atividades realizadas pelos Auditores-Fiscais do Trabalho nos ambientes laborais para o enfrentamento do coronavírus.

De acordo com Aida Becker, a iniciativa do Sinait em criar a Comissão Técnica foi excelente. “Fiquei honrada ao ter sido convidada porque a pandemia da Covid-19 deixou todos nós atônitos”. No caso dos Auditores-Fiscais do Trabalho, ponderou ela, foi um período muito difícil, “não só em relação à nossa proteção pessoal e de nossas famílias; como exercer sua atividade de forma assertiva nesta época que os instrumentos e as informações eram escassos”.

Apesar dos desafios, a Auditora-Fiscal lembrou que o grupo técnico teve uma excelente sintonia, o que permitiu a elaboração de várias sugestões e diretrizes visando a proteção dos colegas e dos trabalhadores. “A gente tentou estabelecer algumas diretrizes visando trazer o máximo possível de informações dentro de dois parâmetros; o primeiro, em relação a proteção do Auditor-Fiscal do Trabalho, ao mesmo tempo, de como levar para os trabalhadores mais elementos protetivos”.

Além disso, acrescentou que foi feito levantamento de pesquisas internacionais a fim de subsidiar ações brasileiras. “Fizemos uma pesquisa com experiências internacionais e, sempre, estávamos atualizando os dados buscando trazer sugestões e novas ideias referentes às medidas protetivas”.

São vivências, pesquisas e sugestões que podem ser divididas agora durante o 38º Enafit, refletiu Aída Becker. “É uma experiência que pode ser aprofundada. A pandemia mostrou o quanto estávamos despreparados. O painel irá permitir um debate amplo e enriquecedor para todos”.

Integram ainda o painel, os Auditores-Fiscais do Trabalho Eva Patrícia Gonçalo Pires (DF) e Francisco Luís Lima (PI).

Aída Cristina Becker é Engenheira mecânica; Engenheira de segurança do trabalho; Especialista em gestão do meio ambiente e Coordenadora CNTT NR12 2010-2017.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos