terça-feira, 23 abril, 2024
HomeNotíciasIRPF 2021 – Confira o passo a passo para acessar o Comprovante...

IRPF 2021 – Confira o passo a passo para acessar o Comprovante de Rendimentos

Por Dâmares Vaz e Lourdes Marinho / Edição: Nilza Murari

Servidores ativos e aposentados e pensionistas devem acessar o Comprovante de Rendimentos para o Imposto de Renda 2021, ano-calendário 2020, pelo portal do Sigepe ou pelo aplicativo Sigepe Mobile. No Android, o aplicativo pode ser baixado na Play Store, e no IOS, na App Store.

Entrando pelo portal do Sigepe, o servidor ativo e aposentado e o pensionista devem clicar na opção Comprovante de Rendimentos, mais abaixo, numa caixa à direita da tela. Em seguida, aparecerá outra tela para digitar número do CPF – sem pontos e sem dígitos – e senha.

Depois de logado na página do Sigepe, aparecerá a opção de Consultar Comprovante de Rendimentos na parte superior da tela. Aparecerá também uma caixa de texto com a opção Vínculo.  Ao clicar na seta que fica na caixa, aparecerão as várias opções de vínculos dos servidores.

Os meses que entram para a Declaração do IR são aqueles em que o pagamento de salários é feito dentro do ano corrente, inclusive o 13º. Como o salário de dezembro é pago nos primeiros dias de janeiro, esse pagamento fica para ser declarado no ano seguinte.

Assim, o que vai contar para a declaração deste ano de 2021 são os contracheques de dezembro/2019 a novembro/2020  – salário e 13º pagos no início de dezembro.

Ao acessar o Sigepe, se a sua declaração estiver com todas essas informações, será apenas um vínculo. Caso não tenha todas essas informações, o mais provável é que tenha mais de um vínculo.

Veja abaixo o passo a passo para emitir as declarações de rendimentos para IRPF/2021 pelo portal do Sigepe. Esse passo a passo pode ser visto aqui em imagens.

  • Entrar no www.servidor.gov.br, clicar em Comprovante de Rendimentos e digitar CPF e depois a senha;
  • Em seguida, o servidor será logado ao Sigepe na página Consultar Comprovante de Rendimentos. Atenção: para quem está na ativa e recebeu diárias ou ajuda de custos, tem que clicar também na aba Comprovante de Diárias e Ajuda de Custos para emitir essas declarações. Apesar de esses benefícios serem isentos de impostos têm que ser declarados;
  • Na aba Consultar Comprovante de Rendimentos, o servidor aposentado ou pensionista terá acesso a várias opções de vínculos ao clicar na seta que aparece na caixa de texto. Dependendo da situação do servidor, ele poderá ter mais de um comprovante de rendimentos, que podem ser do antigo Ministério do Trabalho e do Ministério da Economia. No caso dos aposentados e pensionistas o vínculo passou a ser com o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos e Pensionistas – Decip.

Servidores aposentados e os pensionistas podem ainda buscar mais informações no Sigepe, pelo tel.: 0800 978 9004.

Acesse aqui mais um tutorial, para os Auditores-Fiscais do Trabalho aposentados.

RELATED ARTICLES

Mais Vistos